Conheça os Aprendizes

Fonte: Blog do Jeita, acesse aqui .

O grupo de musical Aprendizes foi formado no final de 2010, em virtude da MACE (Mostra de Arte e Cultura Espírita) ocorrida na FEPB (Federação Espírita Paraibana). Seus integrantes decidiram montar o grupo, primeiramente, em virtude apenas da participação no evento, mas depois devido ao grande resultado na ocasião, eles sentiram uma imensa vontade em continuar com essa proposta de levar mensagens ao público espírita. 

 APRENDIZES - XX EJEAS

Seus ideais são baseados na amizade profunda dos integrantes e aperfeiçoamento contínuo para proporcionar música de qualidade.

 APRENDIZES - MIEP 2011


Os integrantes são: Illyana Marques (voz), Miguel Machado (guitarra/violão), Paulo Vinícius Paiva (violão/voz), Ismael Maia (teclado/voz), Samara (Voz) e Isabelle (Voz/Violoncello/Violão/Cajon).

Apresentando...
 
PAULO
(violão/voz)



Paulo Vinícius (23 anos) tem contato com a música desde os 11 anos quando iniciou o seu aprendizado no violão/guitarra. Participou de alguns grupos como o Armorial Marista (Música regional), o Ao Contrário (pop-rock) e o Enoise (www.myspace.com/enoise), projeto este onde se tornou possível o estudo do canto e de composição.

Possui como principais influências a música instrumental, clássica, rock (todas vertentes) e o progressivo.

“Os Aprendizes para mim é um trabalho feito com esmero entre grandes amigos e que nos têm trazido ótimos benefícios tanto no campo moral quanto musical. Prossigamos enfim. amém!” - Paulo



 
ISMAEL
(teclado / voz)




Ismael Maia (20 anos) começou seu contato com a música aos 7 anos quando entrou na EMAN (Escola de Musica Anthenor Navarro) em João Pessoa, onde entrou em uma turma de teoria musical e flauta doce por 3 anos, logo após estudou mais 1(um) ano de piano e teoria, realizando ainda alguns recitais, mas logo resolveu parar devido à proximidade do vestibular. Entretanto nunca perdeu o gosto pela música, sempre foi um amante das melodias, tendo sua preferência pelo gênero clássico, jazz, new age, immediate music, rock progressivo e uma paixão frenética por trilhas de filmes.




Aos 18 anos resolveu voltar a estudar música após ganhar de presente do seu pai um teclado, rematricula-se então na EMAN, começa um curso de extensão de piano na UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e acompanha um projeto de estudos sobre a obra em piano de Heitor Villa-Lobos junto a Prof.ª Marília Aquino, no entanto seus afazeres no curso de Direito só o permitem permanecer com tais estudos por 1 ano.

Durante a MACE, ele teve a oportunidade de resgatar essa afeição pela música, estimulada também pelas grandes amizades construídas no grupo Aprendizes e pela oportunidade de serviço e aprendizado moral.



MIGUEL
(guitarra / violão)



Iniciou o contato com a música aos 7 anos aprendendo a tocar violão em João Pessoa, até mudar-se para Brasília. Aos 10 anos ganhou sua 1ª guitarra e entrou para a Escola de Música de Brasília, cursando até o penúltimo período do nível básico em estudo sobre a teoria musical, onde também participou do coral da própria escola de música, e na prática da guitarra. Ainda em Brasília, no colégio militar do exército entrou para a orquestra do mesmo, e aprendeu a tocar bombardino, trombone e trompete, e aos 14 anos voltei para João Pessoa.

Em João Pessoa, participando das atividades da Federação Espírita Paraibana, ao reencontrar antigos amigos e estreitar os laços de amizade, recebeu a informação que a 1ª Mostra de Arte e Cultura Espírita estava por vir, e com isso, sua irmão Illyana teve a brilhante ideia de formar um conjunto para apresentar no evento. Após a apresentação, decidiram seguir em frente com o trabalho de transmitir mensagens motivadoras para os diversos públicos e estão evoluindo até hoje como "Aprendizes".


"A formação da banda "Aprendizes", reforçou o meu desejo de seguir em frente com o estudo na área da música, e isso se confirma com o meu recente ingresso no IFPB (Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia) no curso de música, que terá uma grande contribuição para a minha formação profissional." - Miguel


ILLYANA
(voz)



O encanto pela música iniciou ainda no ensino médio quando estudava no CMB (Colégio Militar de Brasília), onde fez parte do coral da escola e aprendeu a cantar. Logo após, descobriu na Associação Espírita Portal de Luz, um grupo de canto formado pelos jovens com objetivo de integrá-los e dar suporte energético às reuniões desobssessão, que ocorriam no mesmo horário dos ensaios. A partir daí surgiu o interesse pelo trabalho, aliando à paixão (música) e espiritualidade.

Logo ao mudar-se para João Pessoa, refez contatos com antigos amigos, que estavam abertos às ideias musicais que trazia de lá. Então veio a MACE para impulsionar a essa vontade latente de cantar e tocar a mensagem de Jesus.

"Agora estamos há quase 1(um) ano juntos e vejo a nossa evolução individual e coletiva. Cada qual dá o máximo de si para que possamos seguir para que possamos seguir adiante, alegrando a nós e às pessoas, tentando nos doar um pouquinho em cada nota. Como Aprendizes de Jesus, transmitimos o que podemos e continuaremos a aprender, pois não há ninguém que saiba tanto que não tenha mais nada a saber." - Illyana


ISABELLE
(Voz/Violão/Violoncelo/Cajon)




O contato com a música surgiu logo cedo 8 anos, quando, na cidade de Patos-PB, começou a estudar violão MPB e logo depois passou a tocar com o coral infantil formado pelas crianças da evangelização da “União Espirita Cristã”.

Aos 12 anos, mudou-se para João Pessoa onde entrei na EMAN (Escola de Musica Anthenor Navarro) localizada no espaço cultural, onde se especializou no violão clássico, o que não durou muito tempo, pois logo ao ter contato com a música clássica veio a paixão pelo violoncelo. Junto com os estudos teóricos, teve conhecimento de rítmica, onde acabou conhecendo e aprendendo também o Cajon.

Conheceu o Aprendizes durante a apresentação na MACE (Mostra de Arte e Cultura Espirita) e surgiu o interesse de buscar o pessoal do grupo, onde hoje faz parte.

Hoje estuda o 8ª período de teoria do curso da EMAN e 2ª período do violoncelo (total de 12 períodos para ambos) e violoncelista da Orquestra de Música Anthenor Navarro.

"Como integrante do grupo Aprendizes realizo meu sonho de fazer aquilo que gosto divulgando mensagens de amor."


SAMARA
(voz)




A música surgiu pela influência de sua mãe, pois, ela fazia a parte musical em do centro espírita que frequentavam no Pará.

Desde pequena sempre gostou muito de música e com o tempo a vontade de cantar só aumentava, porém, nunca teve tempo disponível para estudar música.

Em 17 de julho de 2010 durante o 12º EJEPB em Itaporanga-PB, na noite de artística, teve a sua primeira apresentação em público que de fato foi o que mais motivou a continuar cantando. Então, despertou o contato com música e o interesse cada vez mais.
Após a 1ª MACE (Mostra de Arte e Cultura Espírita) conheceu o APRENDIZES, com a formação de Ismael, Illyana, Miguel e Paulo, onde teve contato com o grupo, pediu para participar e fui aceita.

"Hoje em dia uma das melhores coisas que já me aconteceu foi ter entrado no Grupo Aprendiz, e mais do que isso, ter feito os melhores amigos que alguém poderia querer ter!" - Samara


Estes são os APRENDIZES.



Obrigado ao JEITA por organizar esse belíssimo post.

Estamos compartilhando esse presente com vocês, sigam-nos no twitter (aqui) e cliquem em "Curtir" na nossa página do facebook (aqui) .

Realização: